segunda-feira, 17 de setembro de 2012

HITCHHIKING


Conhecer gente do mundo todo, cruzar fronteiras e ampliar a visão de mundo é uma experiência recompensadora como poucas. Mas pra dar um toque ainda mais aventureiro pra esse momento resolvi  que vou fazer uma viagem só pedindo carona. Já pedi carona aqui uma vez mas o trajeto foi curto, apenas uma hora e meia de viagem. Ainda assim já deu pra sentir o friozinho na barriga. Não pensei que fosse tão fácil, acho que peguei essa carona em 10 minutos de tentativa. O que não significa que as próximas irão ser mamão com açúcar como essa.

Tentei recolher algumas dicas sobre hitchhiking já que dessa vez o meu destino está há seis horas de distância, me disseram até que viajar com a camiseta do Brasil é um ponto positivo (!?)

DICA NÚMERO UM: O primeiro passo pra quem pede carona é escolher um bom lugar. A New Zealand tem um problema, as estradas não tem acostamento então não dá pra parar em qualquer lugar pra pedir carona ou você pode ser atropelado.  O melhor lugar aqui são os postos de gasolina fora da cidade. Tentar pegar carona na motorway perto do centro de Auckland é impossível.

DICA NÚMERO DOIS: Geralmente quem dá carona são pessoas que um dia já pediram e agora querem retribuir de alguma forma. Caminhoneiros também são simpatizantes dos mochileiros e muitos aceitam levá-los em troca de um pouco de companhia e bate-papo.

DICA NÚMERO TRÊS: Levar um mapa com as principais rodovias e estradas da região e, se possível, algum que marque também os postos de gasolina. Isso é muito útil na hora de traçar o destino e também quando é necessário ir a pé de uma cidade a outra.

DICA NÚMERO QUATRO: Nem sempre o polegar aberto, mundialmente conhecido, funciona. As vezes ter um pedaço de papel com letras grandes dizendo o nome da cidade onde se quer chegar ajuda.

DICA NÚMERO CINCO: Ter sempre a mochila ao seu alcance. Evite colocá-la no porta-malas ao entrar no carro. Assim, se alguma coisa der errado é possível sair do veículo com todos os seus pertences rapidamente. Ouvi falar também de pessoas que colocaram a mochila no porta-malas ou banco de trás e o motorista arrancou só com a mochila. Fica a dica!

DICA NÚMERO SEIS: Nem tudo é um mar de rosas e viajar pedindo carona pode ser perigoso também. Geralmente as mulheres conseguem carona mais facilmente do que os homens, mas é melhor evitar ficar sozinha na estrada. Uma boa opção para as meninas sozinhas (eu) é aceitar carona só de uma motorista ou de um casal. Ou viajar com mais alguém, talvez seja a melhor opção.

DICA NÚMERO SETE: Antes de entrar em qualquer veículo siga o seu instinto e, se por algum motivo, você sentir que há algo de errado ou falta de empatia com o motorista, não entre. É melhor perder a carona do que passar por alguma situação desnecessária.

Neste tipo de viagem você pode contar 100% com o imprevisto e o inusitado. Acordar sem saber como vai ser o dia e menos ainda onde vai chegar nas próximas 24 horas. Por fim, a dica mais importante: Viajando de carona, a intuição é a melhor defesa contra uma situação desagradável.

Next stop: Cape Reinga

Nenhum comentário:

Postar um comentário