quinta-feira, 21 de março de 2013

PLANETA ASIA

 Halong Bay - Vietnam

 Hanoi - Vietnam

Hue - Vietnam

Hoi An - Vietnam

Road Trip from Hue to Hoi An - Vietnam

Thuan An - Vietnam

 Da Nang - Vietnam

Na Trang - Vietnam

 Vinh Nguyen Island - Vietnam

Ho Chi Minh - Vietnam

 Huay Xai - Laos

 Luan Prabang - Laos

 Sayaboury - Laos

Vientiane, Patuxai - Laos

 Pakbia Island - Thailand

 Khao Lak - Thailand

 Bangkok - Thailand

 Koh Phi Phi - Thailand

Chiang Rai, White Palace - Thailand

Chiang Mai - Thailand

 Siem Reap, Angkor - Cambodia

 Koh Rong Island - Cambodia

 Sihanoukville - Cambodia

Caring for Poor and Orphanage Children - Cambodia

 Singapore

 Singapore

 Singapore

 Kuala Lumpur, Batu Caves - Malaysia

Kuala Lumpur, Petrona Towers - Malaysia

Um calor de matar, um transito caótico, uma cultura inesperada e paisagens de perder o folego. Tudo isso misturado com comidinhas deliciosas que por muito pouco não me fizeram cuspir fogo e é claro, uma dose bem grande de insegurança alimentar. Mas me diz, quem se importa com diarréia quando um prato de curry e frutos do mar custa $2? 

Na terra das tuk - tuks quem sabe pechinchar é rei. É quase como um leilão ao contrário, começa com $5 e termina com $2. Falando em tuk - tuk lembrei de um outro meio de transporte bem comum, as motos! Por exemplo, Hanoi no Vietnam, tem 7 milhões de habitantes e 4 milhões de motos. Chegar do outro lado da rua vivo ou pegar uma mototaxi é uma vitória. Sem contar que eles carregam de tudo na motinho, duas, três, quatro e as vezes até cinco pessoas. O ápice foi quando eu vi uma moto carregando uma vaca. Oi? Aproveitando o embalo coloquei o pé na estrada, ou melhor, no acelerador. Oito horas, dez pessoas, sete motos e um destino, Hoi An, uma das minhas cidades favoritas.

Mas, deixando os meios de transporte mais ou menos de lado, chegar em Sayaboury, no Laos, foi mais ou menos assim. Um ônibus caindo aos pedaços, umas quarenta pessoas e dois turistas. Uma senhora do meu lado me oferendo insetos e conversando compulsoriamente comigo em lao, muita fumaça, pessoas entrando e saindo pelas janelas, ônibus estragado e galinhas cacarejando. Por pior que pareça, foi de longe uma das viagens de ônibus mais divertidas e interessantes. No final, só pude agradecer por ter descoberto essa cidadezinha tão remota onde ninguém fala inglês mas que esconde um lugar incrível que trabalha pra aumentar o número de elefantes no Laos. Foi lá que conheci o Phu Thongkoon, um elefante lindo que me proporcionou um dia inesquecível!


O Laos tem colonização francesa, na capital Vientiane, entre uma ruazinha e outra meu passatempo preferido era sentar perto do rio Mekong em uma padaria francesa e comer, comer, comer. A cidade é um charme, nem parece capital, ir de bike até o Patuxai e apreciar a vista lá de cima, foi simples, tranquilo e gostoso. Não preciso nem dizer que Vientiane é um xodó.

Dificil resumir uma viagem de dois meses em algumas poucas linhas, mas só agora nesse quarto de hotel em Phnom Pehn deu vontade de colocar em palavras alguns momentos dessa trip, acho que é porque vou embora amanhã e aquele gostinho de quero mais misturado com saudade já está batendo aqui na porta do meu quarto.

As praias no sul da Tailandia são lindas, mas o norte é anos luz mais interessante. Bangkok é busy como qualquer cidade grande, eu pulei fora o mais rápido que pude em uma viagem noturna de trem na segunda classe com cara de primeira direto pra Chiang Mai. O trem tem restaurante mas eu fiz um rancho básico no 7/11 que é muito mais barato. Chiang Mai não tem nada de especial pra falar a verdade, mas é aquele tipo de lugar que lança uma teia, sabe? Eu fui pra ficar um dia, quando eu vi já estava há três. A comida lá é de lamber os beiços e definitivamente a vida é muito curta pra provar todas as comidas tailandesas. Ah Chiang Mai também tem vários templos, mas quem já viajou pela Ásia pode concordar comigo, no começo os templos são demais, mas depois de três ou quatro é tudo same, same but different!

Na minha última parada, Camboja, fui ver os templos de Angkor em Siem Reap. Em um dos templos foi gravado o filme Tomb Raider. O lugar é mágico, acordei as 4:30 da manhã para ver o pôr - do - sol em Angkor Wat. Lá pelas 11:30 eu e o pessoal que foi comigo já estava  pra lá de cansado e dando graças a Deus que optamos por fazer o curto circuito. É lindo, mas é uma overdose de templos. Do norte direto pro sul em mais uma viagem noturna de ônibus não posso deixar de mencionar o pedaço de paraíso na terra que tem no por lá. Koh Rong Island, há duas horas de Sihanoukville by boat é sem dúvidas se não o mais bonito um dos lugares mais lindos que já coloquei os pés.

E por fim, depois de um pouco mais de uma semana fazendo trabalho voluntário em uma vila no interior, finalmente estou em um quarto de hotel com aguá corrente e chuveiro. Foi uma experiência INCRIVEL, a lição mais importante não fui eu que ensinei, foram eles que me mostraram, na vida a gente precisa de muito pouco pra ser feliz!    


Dois meses, seis países e muita história pra contar. Hasta la vista!








Nenhum comentário:

Postar um comentário