segunda-feira, 22 de agosto de 2011

MISTÉRIOS DO UNIVERSO - VIAGEM NO TEMPO

Quando se pensa em viagem no tempo coisas estranhas podem acontecer. Você pode imaginar coisas absurdas como visitar você mesmo no passado ou no futuro. O tempo em si é um tema que nos fascina muito. Quantas vezes pensamos em voltar no tempo e mudar o passado? A viagem no tempo envolve voltar ao passado ou avançar para o futuro mas no momento cada um de nós está "congelado" no presente. No entanto a ciência não descarta a possibilidade de que podemos afrouxar a influência que o tempo exerce sobre nós. 

Viajar ao passado parece improvável pois o tempo só caminha em uma direção. Pra frente. Os físicos chamam isso de flecha do tempo. A tal flecha do tempo representa o fato de que só podemos viajar do passado para o futuro. Se pegarmos uma coisa rotineira como misturar leite e café e fizermos o movimento ao contrário não vamos ter como "desmisturar" o misturado. A flecha faz do tempo uma via única de eventos irreversíveis. 

A razão pela qual o tempo tem uma fecha é uma lei fundamental da física que diz que todas as coisas no Universo se movem de estados ordenados para estados desordenados. Mais um exemplo, se pegarmos um prato e jogá-lo no chão ele vai se quebrar, saindo de um estado ordenado para um estado desordenado e isso é natural. Se tentarmos restabelecer a ordem colando os cacos nossas ações produzirão energia suficiente no ambiente para criar mais desordem no Universo como um todo. Acontece que a flecha do tempo pode ser dobrada em circunstancias extremas e isso remete a teoria da relatividade de Einstein. Ele mostrou que a gravidade de objetos maciços como estrelas e buracos negros pode fazer com que o espaço se curve. Mais incrível ainda ele mostrou que o espaço e o tempo estão conectados a algo que ele chamou de espaço tempo, o que quer dizer que sempre que o espaço é curvado o tempo também é e nada no Universo pode dobrar mais o espaço tempo que a gravidade de um buraco negro. 

Quando a flecha do tempo dobra e encontra sua "cauda" o mesmo evento acontece repetidamente. Se o tempo dobrar sobre si mesmo o Universo vai repetir os eventos uma quantidade infinita de vezes. E isso seria um saco! Mas se pudéssemos voltar ao passado sem a constante repetição? Bom, aí tem outro probleminha. Imagine se você voltar ao tempo e encontrar seu avô. Imagine se esse encontro acontecer no dia em que ele iria escapar pra ver sua vó e resolvesse não ir pra ficar batendo um papo com você?  O que acontece com você? Como é possível que você tenha nascido, voltado no tempo e impedido o seu próprio nascimento? Esse é só um dos paradoxos da viagem no tempo. E é claro que os físicos tem a resposta pra pelo menos três deles. 

Uma das respostas é a teoria dos Universos Múltiplos, que eu vou contar um outro dia!




Nenhum comentário:

Postar um comentário