domingo, 7 de março de 2010

O Bê - á - Bá da Comunicação

Acabei de ler o livro Comunicação tem remédio, da doutora em enfermagem Maria Júlia Paes da Silva. O livro aborda os problemas do âmbito hospitalar sob a visão da comunicação interpessoal. A autora abre nossos olhos para o dever social do profissional da saúde que deve conciliar disciplina e afetividade tanto no contato com o cliente quanto com os profissionais que o cercam. Comunicação não é apenas verbalizar palavras. O corpo também fala. Impossível pensar na ação profissinal sem levar em consideração as relações humanas e o processo comunicativo nela inserido.
Sim, a comunicação tem remédio. Um pouco de sensibilidade e empatia nos processos de cuidar e gerenciar não arranca o braço de ninguém. O livro aborda técnicas de comunicação e percepção que podem ser usadas dia - a - dia por qualquer pessoa independente da área de atuação. Fica a dica.

De certa forma, foi uma liberação para mim perceber o quanto as minhas emoções sempre estiveram à mostra. Saber que as pessoas haviam me compreendido muito além daquilo que eu fora capaz de lhes dizer, em palavras...

(Flora Davis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário